A Importância da Hidratação Hidroeletrolítica no Esporte

Por: Arcângela Mayara Luz Santos, Francisca Islandia Cardoso da Silva, Luciane Santos Adriano, Naiza Arcângela Ribeiro de Sá, Reginaldo de Sousa Lopes e Rosana Vitalino.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.19 - n.3 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a hidratação e pesquisar sobre a importância da reposição hídrica durante a pratica do exercício físico. O exercício induz a perda hídrica através da sudorese, especialmente quando ele é realizado em um ambiente de temperaturas elevadas. Tal peda pode acarretar desidratação, alteração do equilíbrio hidroeletrolítico, dificuldade de efetuar a termorregulação e, desse modo, representa tanto um risco para a saúde como pode causar uma queda do desempenho esportivo. Levando-se em consideração o percentual de desidratação corporal relacionado ao peso, são desencadeadas diversas respostas fisiológicas que variam de um simples mecanismo de sede podendo chegar à insuficiência renal e circulatória. Estudos têm demonstrado que os atletas não fazem uma ingestão voluntária de uma quantidade de água suficiente previna a desidratação durante o exercício físico. Por esta razão, foram adotadas recomendações internacionais sobre o padrão de hidratação. Uma associação internacional, A National Athletic Trainer’s Association (NATA), recomenda a ingestão de 500 a 600 mL de água ou outra bebida repositória de duas a três horas antes do inicio da atividade e faltando 10 a 20 minutos para o inicio que haja a ingestão de 200 a 300 mL; durante o exercício, a reposição hídrica deve ter valores próximos ao que foi eliminado pelo suor e pela urina para que seja mantida a hidratação; ao termino do exercício a hidratação deve ser administrada para que haja uma correção das perdas hídricas que foram acumuladas pelo organismo. São sugeridas pelo ACSM e o NATA estratégias que facilitem a hidratação do atleta durante o exercício, que devem ser baseadas em mecanismos como temperatura e micronutrientes presentes no liquido.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1620

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.