A Importância do Preparador Físico nas Categorias de Base do Futebol

Por: Aaron José Barros de A. Carvalho e José Rafael Marques de Oliveira.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Evidenciar o quão importante é o trabalho do preparador físico na formação dos atletas de futebol nas categorias de base de forma clara e sussinta.

Métodos e resultados:
A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica extensa, onde a fonte de pesquisa foram artigos cientificos redigidos por profissionais da educação física e da medicina esportiva. Unindo a essa revisão de literatura também usamos como métodologia algumas entrevistas feitas com fisiologistas e preparadores físicos de clubes pernambucanos que detem uma grande vivencias na área, levando-nos assim a ter como resultado que o preparador físico é de total e veemente importância nas categorias de base do futebol, influenciando diretamente na formação do atleta e do indivíduo, tendo em vista que os atletas ingressam nos clubes cerca de 13 anos de idade e irão passar por um grande crescimento e desenvolvimento corporal, mudanças psicomotoras e adaptações fisiológicas.

Conclusão:
O preparador físico tem uma influência considerável no crescimento e desenvolvimento desses jovens atletas. E quando o trabalho é feito de forma eficiente e eficaz, o jogador tem grandes chances de ser um profissional.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.