A Incidência de Câncer de Mama e Sua Combinação com Histórico de Atividade Física

Por: Alair Pedro Ribeiro de Souza e Silva.

134 páginas. 1992 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar estatisticamente a combinação entre a incidência do câncer de mama e o histórico de atividade física em mulheres. A investigação foi realizada em dois grupos de mulheres. O primeiro grupo era de mulheres que tinham desenvolvido tumores de mama (tumores malignos). O segundo grupo eram de mulheres que tinham histórico de atividade física. No primeiro grupo foi investigada a relação de mulheres com Câncer de Mama, se tinham histórico de atividade física. No segundo grupo, a investigação objetivou descobrir a relação de mulheres com histórico de atividade física atual que desenvolveram Câncer de Mama.O estudo foi precedido por uma revisão de literatura cobrindo pesquisas atualizadas que relatavam quatro linhas de estudo: 1. Modificações ocorridas no organismo, em função da atividade física; 2. Modificações neuro-endócrinas no organismo devido a exercícios físicos; 3. Alterações desenvolvidas no Sistema Imunológico, através de exercícios físicos; 4. Estudos recentes que associam exercícios físicos e a prevenção de neoplasias malignas.A investigação dos dois grupos foi feita com o emprego de um questionário fechado (Rudio, 1989). Houve preocupação de se realizar o estudo em uma população do grupo de risco de tumores malignos de Mama, mulheres entre 35 e 65 anos. O tratamento estatístico foi descritivo, com a intenção de achar diferenças significativas nos dois grupos analisados em relação ao histórico de atividade física.Para que pudesse ser alcançado este objetivo foi aplicado um teste , o Qui-Quadrado.Os resultados encontrados no estudo, mostraram que mulheres com tumores malignos de Mama apresentavam histórico de atividade física extremamente baixo. Por outro lado mulheres pertencentes ao grupo de histórico de atividade física revelaram ausência de tumores malignos.Este estudo, então replicou pesquisas atualizadas realizadas em universidades e laboratórios na Alemanha e Estados Unidos: mesmo não sendo conclusivo, quase todas as investigações apontam para uma estatística combinação entre Exercícios Físicos e ausência de Câncer de Mama.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=700&listaDetalhes%5B%5D=700&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.