A Inclusão de Alunos Surdos nas Aulas de Educação Física no Ensino Regular na Pespectiva da Atuação do Professor e da Acessibilidade da Escola

Por: Jéssica do Vale Ribeiro, Layla Beatriz de Freitas Barros, Raíssa Forte Pires Cunha e Winney Aguiar Pimenta.

Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - v.19 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Vive-se em um mundo no qual o tipo mais comum da linguagem é a verbal, porém não é somente através da audição que os seres humanos se tornam comunicadores ativos. Objetiva-se através dessa pesquisa identificar de que forma os estudantes surdos do ensino regular da cidade de Maracanaú - Ce estão sendo incluindo nas aulas de Educação Física na perspectiva de atuação profissional do professor e da acessibilidade da escola. O cenário foi nas escolas Municipais de Maracanaú e participaram da pesquisa professores graduados em Licenciatura em Educação Física que possuíam alunos surdos em suas aulas. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário estruturado e uma observação através de um checklist (Lista de verificação). Os principais resultados apontam que, 60% dos professores entrevistados se sentiram empolgados ao saber que lecionaria para um aluno surdo, 60% responderam que só ao se deparar com o aluno surdo que foi buscar informações, ou seja, a formação acadêmica não foi suficiente, 60% responderam que se comunica com o aluno surdo através de leitura labial e 100% das escolas observadas possuem sala de apoio pedagógico, porém as mesmas não possuem placas e sinais luminosos, e apenas 20% tem parcialmente a disciplina que ensina Libras para os alunos ouvintes.  Conclui-se que mesmo com a falta de materiais e estruturas disponibilizadas pelas as escolas e ainda a má formação acadêmica, foram encontrados professores motivados a fazer a diferença, e em buscar novos conhecimentos.

Endereço: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/7814

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.