Resumo

Nos dias atuais, temos observado um aumento no número de investigações no contexto alagoano enfocando a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior (IES), No entanto, nos cursos de Educação Física (EF) estas pesquisas ainda são restritas. Diante desta situação procuramos analisar e confrontar opiniões de alunos com deficiência e de coordenadores de curso de Educação Física sobre a inclusão de alunos com deficiência em cursos de Educação Física da cidade de Maceió/Alagoas. Utilizamos para isto uma abordagem qualitativa de pesquisa, em que foram entrevistados 06 alunos com deficiência e 02 coordenadores dos respectivos cursos que aqueles estavam vinculados. Os resultados revelam-nos que a inclusão de alunos com deficiência nos cursos de Educação Física das IES de Maceió/AL tem-se configurado como um processo que está em inicialização, ao passo que é prejudicado por diversas interferências, a saber: barreiras pedagógicas; barreiras arquitetônicas; barreiras de comunicação; e por ausência de apoios institucionais. Mediante estes resultados, entendemos que a educação apesar de ser um direito de todos os cidadãos, é um dever nosso também lutar para que esta se efetive da melhor forma possível, garantindo ações permanentes dentro da IES e fora da mesma.

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