A Inclusão do Aluno com Deficiência nos Cursos de Educação Física da Cidade de Maceió/al: Confrontando a Opinião de Alunos com Deficiência e Coordenadores de Curso

Por: David Santos Calheiros, e Thiago Hallison Medeiros de Lima.

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Nos dias atuais, temos observado um aumento no número de investigações no contexto alagoano enfocando a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior (IES), No entanto, nos cursos de Educação Física (EF) estas pesquisas ainda são restritas. Diante desta situação procuramos analisar e confrontar opiniões de alunos com deficiência e de coordenadores de curso de Educação Física sobre a inclusão de alunos com deficiência em cursos de Educação Física da cidade de Maceió/Alagoas. Utilizamos para isto uma abordagem qualitativa de pesquisa, em que foram entrevistados 06 alunos com deficiência e 02 coordenadores dos respectivos cursos que aqueles estavam vinculados. Os resultados revelam-nos que a inclusão de alunos com deficiência nos cursos de Educação Física das IES de Maceió/AL tem-se configurado como um processo que está em inicialização, ao passo que é prejudicado por diversas interferências, a saber: barreiras pedagógicas; barreiras arquitetônicas; barreiras de comunicação; e por ausência de apoios institucionais. Mediante estes resultados, entendemos que a educação apesar de ser um direito de todos os cidadãos, é um dever nosso também lutar para que esta se efetive da melhor forma possível, garantindo ações permanentes dentro da IES e fora da mesma.

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xvii-conbrace-iv-conice/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.