A Inclusão do Deficiente Físico Cadeirante Por Meio da Dança Educativa nas Aulas de Educação Física Escolar

Por: Ana Célia Araújo da Silva e Bruno de Araujo Antonio.

V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

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Resumo

Esta pesquisa foi realizada numa escola privada no município de Santo André teve comoobjetivo investigar se a dança educativa aplicada numa classe de ensino regular da terceirasérie do ensino fundamental pode contribuir com o processo de inclusão de uma alunacadeirante nas aulas de educação física, neste caso com mielomeningocele. Para início dapesquisa foram aplicados 9 planos de aula há uma classe de 25 alunos e uma aluna cadeirante.Foram utilizados como instrumentos relatórios de observação das aulas práticas, questionáriosaos professores e alunos envolvidos, fotos, e atividades teóricas aplicadas aos alunos. Oestudo mostrou que a dança educativa pode ser um importante instrumento para professoresde educação física que buscam a inclusão dos alunos cadeirantes em suas aulas.

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