Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi analisar as estratégias de ensino dos professores de educação física de uma escola comum no contexto inclusivo. Procuramos também, identificar os saberes dos professores de educação física em relação à inclusão escolar e entender de que forma esses professores articulam o conhecimento que possuem sobre inclusão com a dinâmica escolar. Para tanto, este estudo teve como aporte metodológico a abordagem qualitativa e as ações empreendidas se constituíram na escolha da escola e sujeitos da pesquisa, na formulação do questionário e na análise dos dados obtidos a partir de embasamento teórico pertinente. Iniciamos o processo de pesquisa com levantamento bibliográfico referente à inclusão escolar e ao ensino de Educação Física. Dentre as técnicas de coletas de dados optamos pelo questionário semi-estruturado contendo sete perguntas tanto objetivas quanto dissertativas as quais suscitavam questões problematizadoras e diretivas. Os resultados trouxeram significativas reflexões do universo escolar. Observamos pontos positivos de avanço no sentido de sinalizar para o desenvolvimento de estratégias contemplativas das necessidades de discentes dos anos iniciais da Educação Básica. Observamos também, pontos a serem superados pelos professores em relação a sua prática pedagógica.

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