Resumo

Objetivos:
O objetivo desta pesquisa é verificar se professores de Educação Física possuem conhecimento sobre a inclusão no ambiente escolar. Além disso, buscou-se compreender se as escolas proporcionam condições favoráveis e profissionais habilitados para o ensino dos estudantes portadores de necessidades especiais.

Métodos e resultados:
O trabalho se baseia em uma pesquisa qualitativa com 45 professores de ambos os sexos da Diretoria de Ensino da região de Guaratinguetá. Como ferramenta para coleta de dados foi utilizado um questionário fechado contendo 4 perguntas com os resultados representados em forma de porcentagem. Constatou-se na pesquisa que 71% dos professores têm conhecimento do conteúdo de Educação Física Adaptada enquanto 29% não. Verificou-se que 56% dos professores dizem possuir um portador de alguma deficiência e 44% não. Sobre as perguntas voltadas as condições de trabalho, 53% discordam das escolas possuírem material para a inclusão dos alunos, 38% discordam parcialmente, 7% concordam parcialmente e 2% concordam. Ainda 71% dos docentes discordam sobre a existência de médicos, fonoaudiólogos ou psicólogos para auxiliar no trabalho com os alunos especiais, 27% discordam parcialmente e 2% concordam parcialmente.

Conclusão:
Percebe-se que mais da metade dos professores possui conhecimento sobre a Educação Física adaptada e vivenciam a mesma em seu cotidiano profissional, porém é verificado que a grande maioria enfrenta dificuldades já que o meio de trabalho é de grande defasagem com relação à inclusão de alunos especiais, desfavorecendo assim o papel do professor de orientar todos os estudantes para a construção do conhecimento.