A Indústria do Fitness, a Mercantilização das Práticas Corporais e o Trabalho do Professor de Educação Física: o Caso Body Systems

Por: , Ingrid Rodrigues Gomes e Regiane de Avila Chagas.

Movimento - v.16 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa busca analisar os processos de gestão e tendências de inovação inerentes ao desenvolvimento da “Indústria do Fitness”, com especial atenção para o sistema de franquias, bem como avaliar as implicações deste sistema para o trabalho do professor de educação física. Organiza-se a partir de revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo fundados no estudo do sistema propagado pela Body Systems, que envolve a racionalização e a padronização das técnicas de produção e distribuição de programas de ginástica de grupo. Conclui que o sistema impacta a organização do trabalho interno às academias, tanto na forma de comercialização como na concepção de um novo modelo de gestão, desqualificando a atividade do professor de educação física.

Endereço: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/14561/10850

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.