A Infância e o Lúdico: o Papel do Brinquedo na Formação das Crianças

Por: Ana Luiza Barbosa Vieira, E. P. B. A. Silva, e T. F. L. Lucena.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi reconhecer e analisar o papel do brinquedo na formação de crianças no contexto escolar. A metodologia está baseada num estudo de caso, quando recorremos à análise dos alunos de uma turma de alfabetização de uma escola de aplicação localizada na cidade do Recife. Realizamos o estudo através de observação participante, procedendo a um registro em diário de campo. Numa segunda etapa aplicamos um questionário para coleta de dados sobre as opções de brinquedo e brincadeiras no cotidiano dessas crianças. Pudemos constatar que os elementos do universo lúdico, tais como, os brinquedos e as brincadeiras, de fato, estão presentes na realidade escolar, mas, até então, os mesmo não vêm sendo utilizados como elementos do processo educativo, com o valor e a importância indicados pela literatura contemporânea.

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.