Resumo

Objetivo:
O AVC é uma doença que acomete as artérias que irrigam o cérebro, efetuando o bloqueio parcial, total ou a ruptura das mesmas. O objetivo do trabalho foi realizar atividades psicomotoras visando potencializar e melhorar suas qualidades físicas e aeróbias do aluno, bem como otimizar o desempenho do mesmo em suas atividades cotidianas.

Métodos e Resultados:
O trabalho foi realizado no Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE) na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia na Universidade Federal do Amazonas. As aulas aconteceram duas vezes por semana com duração de 75 minutos cada, sendo dividida em alongamentos que duram 10 minutos com intervenções articulares; parte principal com 50 minutos e são realizadas atividades que proporcionam exercícios funcionais, lúdicos e esportes adaptados que visam à assimilação dos valores neles contidos, para a reintegração na sociedade e maior independência em sua vida diária; no final é realizada a volta a calma, com atividades propostas pelas pedagogas do programa. No decorrer do ano foram percebidos avanços nos aspectos físicos e sociais, os alunos apresentaram melhoria no executar da marcha, realizando-a com mais facilidade e por mais tempo, nos movimentos dos membros superiores houve um desenvolvimento maior em sua amplitude, manipulando diversos objetos e realizando movimentos que exigem precisão e força, trazendo benefícios ao tônus muscular, além de realizar exercícios aeróbios que proporcionaram maior aproveitamento no oxigênio consumido.

Conclusão:
Percebemos que a atividade motora é de suma importância para o desenvolvimento e melhoria do aspecto biológico e social dos indivíduos com AVC que a pratica.