Resumo

O presente estudo teve por objetivo detectar as alterações ocorridas no nível de autoconceito de crianças em idade pré-escolar, após terem sido submetidas a um Programa Sistemático de Atividade Física. O Referencial Teórico aborda a importância da atividade física para criança, sendo enfocado os aspectos mais relevantes do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar e conceitos básicos sobre autoconceito, auto-imagem e auto-estima. O estudo é quantitativo de nível exploratório-descritivo, longitudinal, quase-experimental. A amostra final foi de 24 crianças, com idade entre 4 e 6 anos, 14 cursando o Jardim B e 10 o Jardim A de uma Creche localizada na zona urbana de Porto Alegre, RS. A avaliação do nível de autoconceito foi feita com a Escala Ilustrada da Competência e Aceitação Percebidas para Crianças Pequenas, de Susan Harter e Robin Pike (1984). O instrumento permitiu avaliar o nível de autoconceito geral das crianças, assim com as áreas de competência cognitiva, aceitação do grupo, competência motora e aceitação materna. Os dados obtidos foram interpretados estatisticamente por meio do teste t de Student e os resultados indicaram que o Programa Sistemático de Atividade Física possibilitou mudanças significativas no nível de autoconceito geral das crianças, em ambas as turmas. O mesmo ocorreu nas áreas de competência cognitiva e competência motora. Quanto à área de aceitação do grupo, as alterações foram significativas para Jardim B, e não significativas para Jardim A. Quanto à aceitação materna, não houve diferença significativa no nível de autoconceito das crianças das duas turmas. Os resultados evidenciam que, entre as inúmeras contribuições que a Educação Física pode vir a dar à criança, está a de auxiliar na construção e consolidação de seu autoconceito.

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