A Influência do Contexto Socioeconômico nos Primórdios da Educação Física, Um Regaste Histórico no Brasil e no Mundo

Por: David de Alencar Correia Maia, Jessica Araújo Vasconcelos, José Osmar Vasconcelos Filho, Lorena Araújo Vasconcelos e Valmir Arruda de Sousa Neto.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.13 - n.4 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo pretende realizar uma análise histórica da Educação Física, no qual refletiremos sobre os diversos modelos de sociedade e os interesses que norteavam a educação dentro dessas realidades, reflexão esta que se torna necessária para compreensão da função social exercida pela Educação Física na contemporaneidade. Iniciaremos esse resgate analisando o modo de organização social presente nas comunidades primitivas chegando ao homem antigo. Posteriormente nos debruçaremos sobre o sistema feudal e suas práticas educativas, para finalmente direcionarmos nosso olhar ao modelo de formação do homem burguês e o início dos processos educacionais no nosso país. Percebemos que no transcorrer da história os modelos educacionais se moldavam conforme as necessidades das classes dominantes, classes essas que começam a se constituir quando a propriedade deixa de ser coletiva se tornando privada e a produção é maior que o consumo, gerando o excedente. Notamos que na cronologia estudada sempre que havia uma mudança na camada da sociedade que estava no poder, mudavam também os modos de educar os mais jovens, entretanto o objetivo era sempre o mesmo: a manutenção e ampliação das riquezas. Identificamos que em diferentes momentos históricos a educação sempre teve o mesmo fim e a educação física serviu de ferramenta para a realização desses objetivos. Um estudo histórico mais aprofundado e contextualizado segundo o tempo e os costumes se faz necessário para esclarecer algumas questões pendentes. Palavras-chave: Educação. Educação Física. Sociedade.

Endereço: http://www.fontouraeditora.com.br/periodico/vol-13/Vol13n4-2014/Vol13n4-2014-pag-7-14/Vol13n4-2014-pag-7-14.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.