A Influência da Alimentação na Saúde do Adolescente: Uma Revisão Integrativa

Por: Antônio Fernando Teixeira Farias, Francisco Carlos Ribeiro, Márcia Capioto Bonzanini, Maria Dyrce Dias Meira e Simone Conceição do Amor Divino.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.24 - n.260 - 2020

Send to Kindle


Resumo

Introdução: os adolescentes constituem um grupo considerado vulnerável em suas necessidades nutricionais, estilo de vida e influências ambientais. Objetivo: investigar na literatura a influência da alimentação na saúde do adolescente.Método: Revisão Integrativa de Literatura que incluiu estudos de Ensaio Clínico, publicados entre 2014 e 2018, disponíveis nas bases de dados PubMed (US National Library of Medicine) e BVS (Biblioteca Virtual de Saúde) e utilizou os descritores “Saúde do Adolescente” AND “Alimentação Saudável”. Resultados: dos 3.478 artigos, 41 foram eleitos, dos quais apenas nove foram selecionados para a discussão, por atenderem ao objetivo do estudo. A literatura analisada aponta que uma alimentação saudável melhora o estado nutricional dos adolescentes e também melhorou sua capacidade de aprender. Promove também o controle do diabetes, aumentando a ingestão de alimentos ricos em fibras, com baixo índice glicêmico. Em pacientes obesos, a adoção de um estilo de vida mais ativo com a redução do consumo de Junk food é a medida preventiva básica para a saúde metabólica. Conclusão: uma alimentação saudável e equilibrada na fase da adolescência promove a saúde com efeitos que podem se estender na fase adulta.

Endereço: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1887

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.