A Influência da Avaliação Física na Melhora do Rendimento das Atletas do Time de Futsal Feminino da Universidade do Estado do Pará

Por: évila Mirelly Martins e Silva, Jesyan Wilysses Oliveira Guimarães, José Luiz das Neves Costa Junior, Taize Rocha Coqueiro, Thayane Tamires Martins de Jesus e Yasmin Costa Coêlho.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO

De acordo com André (2006), a “Avaliação é um processo de fundamental importância dentro da Educação Física, seja escolar, esportiva, de rendimento, entre outras.” O futsal, é um exemplo de uma modalidade esportiva, sendo assim, utiliza a avaliação para quantificar o real estado físico do indivíduo. Segundo Garcia (1986 apud ZIERHUT, 2011), este é “O único esporte genuinamente brasileiro e que não impõe o biótipo, geralmente requerido para certas modalidades ‘importadas’, podendo praticá-lo o alto, o baixo, o gordo, o magro, o jovem ou o mais idoso”, por isso hoje existem quadras nos mais diversos lugares. No espaço universitário não é diferente, as quadras existem e a preferência pela prática do futsal também. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar as avaliações físicas de atletas do time de futsal feminino do Campus III da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a partir das verificações de medidas do Índice de Massa Corporal (IMC) e percentual de gordura (%G), afim de detectar as limitações e propor uma orientação para superá-las.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.