A Influência da Concepção Pedagógica Tratada Num Curso de Especialização em Educação Física Escolar no Ensino de Professores da Rede Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro (brasil)

Por: .

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O objetivo da investigação foi caracterizar as concepções pedagógicas de ensino da educação física de professores da rede municipal de educação do município do Rio de Janeiro (Brasil), após a conclusão de um curso de especialização em educação física escolar, cujo projeto pedagógico foi planejado para tratar dos conhecimentos de ensino-aprendizagem da Educação Física na perspectiva da Concepção Sociocultural. A amostra selecionada intencionalmente foi constituída por 30 professores, de um total de 53 egressos. Cada professor teve três aulas observadas e analisadas quanto às intenções pedagógicas reveladas (a) nos objetivos de ensino declarados, (b) nos procedimentos de desenvolvimento dos conteúdos de ensino, e (c) nos focos privilegiados para emissão de reforço, feedback e avaliação da aprendizagem. Os resultados revelaram que 01 (um) professor identificou-se com a concepção Biológico-funcional; 09 (nove), com a concepção Técnico-esportiva; 11 (onze), com a concepção Formativo recreativa; 02 (dois), com a concepção Renovada de Saúde; 02 (dois), com a concepção Desenvolvimentista; e somente 01 (um), com a concepção Sociocultural. Não foi possível caracterizar a concepção pedagógica de 04 (quatro) professores. Foi possível concluir que o curso de especialização em pauta não influenciou a prática pedagógica dos professores, especialmente de 22 sujeitos que declararam identificar-se com a Concepção Sociocultural, antes da coleta dos dados.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.