A Influência da Prática de Corrida de Rua na Composição Corporal, Mobilidade Funcional e nas Concentrações Plasmáticas de BDNF em Idosos

Por: Andreia Bard, Anelise Ineu Figueiredo, Gustavo Pereira Reinaldo, Ivy Reichert Vital da Silva, João José Cunha da Silva, Laura Luna Martins, Maristela Padilha de Souza e Viviane Elsner.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A prática regular de exercícios físicos ao longo da vida está associada a diminuição da incidência de doenças crônicas não transmissíveis e manutenção de qualidade de vida. O Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) está relacionado a função cognitiva assim como ao controle do metabolismo energético. Objetivo: avaliar a influência da prática de corrida, na composição corporal, mobilidade funcional e nas concentrações plasmáticas de BDNF em idosos. Metodologia: foram avaliados 15 idosos (64,0 ± 4 anos) divididos em dois grupos: idosos corredores (IC) e idosos sedentários (IS). A composição corporal foi avaliada através do protocolo de dobras cutâneas (%G) e da relação cintura quadril (RCQ), a mobilidade funcional através do teste de “timed up & go” (TUG) e as concentrações de BDNF em plasma. Resultados: o grupo IC apresentou valores significativamente menores nas variáveis %G (20,6 ± 1,9; p<0,03) TUG (6,9 ± 1,1; p<0,01) e BDNF (4,1± 1,1; p<0,007) quando comparado ao grupo IS (%G = 23,0 ± 2,6; TUG= 8,4 ± 0,9 e BDNF=2,5 ± 0,5). Também houve uma correlação positiva entre a RCQ e o TUG (p=0,009) e entre o BDNF e ao tempo de prática de corrida do grupo IC. Conclusão: Nossos resultados sugerem que a prática regular de corrida é capaz de promover modulações positivas na composição corporal, aprimoramento na velocidade de reação e equilíbrio e níveis circulantes de BDNF. Em conjunto, estas respostas podem aprimorar a qualidade de execução das atividades de vida diárias de idosos e diminuir o risco de doenças.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.