Resumo

Resumo: A Doença de Parkinson (DP) se caracteriza por apresentar sintomas motores como: tremor de repouso, lentidão de movimentos, rigidez articular e instabilidade postural. A amplitude e a velocidade dos movimentos são diminuídas, dificultando a realização de movimentos seqüenciais ou repetitivos o que compromete a realização das atividades da vida diária (AVDs), prejudicando a qualidade de vida dos indivíduos. A DP também reduz o automatismo dos movimentos, sendo necessário que os indivíduos façam esforço cognitivo para realizar suas atividades. Frente a estas limitações decidiu-se estudar duas AVDs ue necessitam da manutenção da amplitude de movimento, são automatizadas quando aprendidas e envolvem movimentos repetitivos: escrever e cortar alimentos. O principal objetivo deste trabalho foi verificar se as dicas de aprendizagem influenciaram na realização destas AVDs e se isso alterou a percepção de qualidade de vida dos sujeitos. Então foram analisados 20 pacientes com DP, divididos em dois grupos: grupo com dicas e grupo sem dicas. A análise estatística encontrou diferenças significativas (P<0,05) na retenção da AVD cortar alimentos para o grupo com dicas. Uma análise subjetiva dos resultados mostra que qualitativamente a maioria dos sujeitos percebeu melhora nas duas AVDs e quantitativamente melhoraram alguns pontos destas. A maioria dos sujeitos melhorou sua percepção sobre qualidade de vida. credita-se que não encontraram-se mais diferenças significativas pelas flutuações motoras da doença, pelo tamanho da amostra e número de sessões, que podem ter sido insuficientes. Futuros estudos são necessários com maior amostra e número de sessões a fim de se aumentar o poder dos dados.

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