A Influência das Pesquisas do Lazer nos Anos 20 e 30 Sobre as Atividades Recreativas e Esportivas no Brasil

Por: Cacilda Pereira Widmer.

127 páginas. 1995

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho pretende abordar as dimensões do lazer dentro de uma perspectiva histórica do tempo livre e do lazer, apresentando os conceitos de autores europeus, norte-americanos e brasileiros, recortando manifestações políticas e sociais observadas no início do século XX e, principalmente a partir da década de 20, apresentando estudos com abordagens históricas de pesquisas da área do lazer nas décadas de 20 e 30 em outros países e como estas influenciaram nessa época pesquisadores brasileiros. Para reconstruir parcialmente a história de atividades recreativas e esportivas no Brasil, foi considerado a influência do conceito de raça e nacionalidade no desenvolvimento destas e principalmente da Educação Física. Alguns conceitos por trás da criação de clubes operários, os clubes aerodesportivos – neste trabalho o caso do vôo a vela no Brasil, e das praças e jardins para recreação pública serão apontados, a partir da influência de fatores multiculturais, políticos, sociais e étnicos. Concluindo que os educadores brasileiros das décadas de 20 e 30, estavam sintonizados com as idéias de seu tempo e utilizavam o lazer nessa época, como veículo disciplinador carregado de preconceitos e tentativas de controle social, desta forma se sonhara formar uma nação sadia, forte, bonita e bem comportada.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=160&listaDetalhes%5B%5D=160&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.