A Influência de Plateia Sobre o Desempenho Sensoriomotor de Estudantes Universitários

Por: Cristiane Alves Martins, Guilherme Menezes Lage, João Ribeiro Ventura de Oliveira, Lidiane Aparecida Fernandes, Simara Regina de Oliveira Ribeiro e Tércio Apolinário de Souza.

Revista da Educação Física - UEM - v.28 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo investigou a influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em dois dias distintos, cada um com uma condição específica: 1) com plateia (10 tentativas); 2) sem plateia (10 tentativas). Os 18 universitários de menor e maior desempenho foram divididos em dois grupos: prejudicado (GP) e beneficiado (GB). Nas análises de desempenho e escores de ansiedade-estado (IDATE), a ANOVA two way e pairwise identificaram interação entre grupo e condição, sendo GP com pior desempenho e maior IDATE e GB com melhor desempenho e sem alteração no IDATE na condição com plateia. Já na frequência cardíaca, não houve interação, porém efeito principal para o fator condição para ambos os grupos. Pode-se inferir que, a plateia influencia no desempenho sensoriomotor podendo ocorrer piora ou melhora a depender de características individuais.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29706

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.