A Influência de Um Programa de Reabilitação Pulmonar na Descontinuidade da Matriz Extracelular, no Estado de Saúde e na Resposta Ao Exercício em Pacientes com Dpoc

Por: Larissa Salgado Rocha, Luana Caroline Rodrigues, Rodrigo Santiago Rocha e Saul Rassy Carneiro.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.26 - n.4 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo é comparar os efeitos pré e pós, imediato e tardio, da reabilitação pulmonar no estado de saúde, na tolerância ao exercício e na descontinuidade da matriz extracelular. Estudo experimental, de caráter quantitativo, com amostragem de 14 indivíduos com DPOC moderado a grave. Todos foram submetidos há 3 etapas do estudo, constituindo-se de três avaliações antes do programa, após dez semanas de reabilitação pulmonar, e após vinte semanas, onde foram realizadas: Avaliação geral; Análise do estresse oxidativo (EOx); Aplicação do questionário de vias aéreas 20 (AQ20); Teste de caminhada de 6 minutos, tendo como acompanhamento a escala de Borg modificada. Na análise estatística foi utilizado o teste de D´Agostino para análise de normalidade das variáveis, o Wilcoxon Sign Rank Test para os valores do AQ20, após a constatação de normalidade aplicamos o Teste T para amostras pareadas ou o Wilcoxon Sign Rank Test (distribuição normal e não paramétrica respectivamente) e Teste Kruskall-wallis, destinado a comparar proporções de mesma variável mensurada no EOx. A significância estatística p<0,05 foi adotada. O AQ20 revelou não significância inter e intra-observador quando aplicado no pré e pós reabilitação pulmonar pelo período de 10 e 20 semanas. O TC6 não apresentou significância quando comparado pré e pós (10 e 20 semanas) o programa de reabilitação, com p=valor >0,05. Após a constatação de normalidade, foi o obtido significância nos parâmetros do Eox, com p=valor < 0,0001. O presente estudo aplicou um protocolo de referência em DPOC que de maneira eficaz evolui pacientes nos ambulatórios, o mesmo foi encontrado diante dos resultados da pesquisa, melhora significativa no estresse oxidativo (EOx).

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/8049

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.