A Influência dos Diversos Tipos de Estratégia, Utilizados nas Aulas de Hidroginástica, nos Parâmetros Fisiológicos do Praticante

Por: Bernardo Henrique Alexander Dantas, e Fabiana Rodrigues Scartoni.

Fitness & Performance Journal - v.1 - n.2 - 2002

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral verifi car a infl uência da estratégia utilizada na aula de hidroginástica sobre os parâmetros fi siológicos (frequência cardíaca, ventilação-minuto e consumo de oxigênio) do praticante. A amostra foi compreendida por academias de ginástica que apresentaram aulas de hidroginástica, e foi dividida em três grupos, como se segue: (GA) Ginástica Aquática; (HI) Hidroginástica Intervalada e, fi nalmente, (HA) Hidroginástica Aeróbica. Os fatores de inclusão foram: academias de ginástica que possuíam a modalidade hidroginástica, sendo estas realizadas em piscina coberta, com profundidade entre 1,20 e 1,50 m, e aquecida com temperatura entre 28 e 30°C, sugerida pela AEA (Aquatics Exercise Association). Deverão apresentar em seu planejamento, um ou mais grupos da metodologia já citada anteriormente. Todas as aulas tinham a duração de 45 min. Os fatores de exclusão foram: o ph da água inadequado para a prática da atividade, a heterogeneidade da turma em exercício, não podendo conter nas mesmas gestantes, idosos e atletas. As medidas aferidas foram: frequência cardíaca, ventilação-minuto e consumo de oxigênio, utilizando um ergoexpirômetro da marca Teen 100 e um Polar da marca Vantage NV e Interface Plus. Quanto ao tratamento estatístico, utilizou-se fundamentalmente, os métodos da estatística descritiva e da estatística de inferência, análise de variância fatorial “Anova one way”, combinada ao teste de Scheffe, para comparação inter-grupos das médias observadas nas variáveis analisadas. Como resultado, observou-se que as estratégias infl uenciaram nos parâmetros fi siológicos estudados de forma signifi cativa.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.