A Influência do Efeito Protetor de Séries Repetidas em Marcadores Indiretos de Dano Muscular Após Exercício na Fase Excêntrica em Individuos Treinados

Por: Adilson José Meneghel.

2013 26/06/2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar a influência do efeito de séries repetidas em marcadores indiretos de dano muscular após o exercício na fase excêntrica de supino livre horizontal em homens treinados. Oito homens jovens com experiência em treinamento de força, realizaram 4 séries de 8 repetições de exercício na fase excêntrica no supino livre horizontal, a uma intensidade de 70% de uma repetição máxima excêntrico (1RMecc), com intervalo de descanso de 2 minutos entre as séries e velocidade de execução na fase excêntrica controlada em 3 segundos. A repetição máxima (1RM), dor muscular de início tardio (DMIT) e atividade sérica de creatina quinase (CK) foram avaliados antes (basal) e até 96 horas após a primeira e segunda sessão do exercício para medir indiretamente dano muscular. A normalidade dos dados foi avaliada pelo teste de Shapiro-Wilk. Foi realizada a análise de variância de duas medidas repetidas (ANOVA) para comparar entre as séries as mudanças de pico nas variáveis dependentes (1RM, dor muscular, atividade de CK, e concentração plasmática PGE2) ao longo do tempo. Quando uma interação significante foi encontrada, o teste de Bonferroni post-hoc foi realizado para comparações múltiplas. O nível de significância foi estabelecido em P ≤ 0,05. Os dados são apresentados como a média ± desvio padrão da média (SEM). Em conclusão, os resultados sugerem que o desempenho de homens treinados em exercícios na fase excêntrica no supino livre horizontal, induziu ao efeito de séries repetidas (RBE), mostrando um efeito significante para marcadores indiretos de danos musculares avaliados pela atividade sérica da CK, concentração de PGE2, DMIT e 1RM.

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=1096

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.