A Influência do Handebol no Desenvolvimento das Habilidades Específicas de Arremessar, Passar e Receber em Crianças de 11-12 Anos.

Por: Reinaldo Percinoto e .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Este estudo procurou identificar a influência que o handebol exerce nas habilidades específicas de arremessar, passar e receber, em crianças. O objetivofoiverificara relação do nívelde rendimento e capacidade de precisão do arremesso e velocidade em passar e receber de crianças. O estudo envolveu uma população de crianças da faixa etária de 11 e 12 anos do sexo masculino, formando um total de quarenta (n=40) crianças, subdivididas em vinte (n=20) no Grupo Controle (GC) e vinte (n=20) no Grupo Experimental (GE). O estudo centrou-se na capacidade de arremessar com precisão, utilizando a metodologia pré e pós-teste e aplicou-se o teste de habilidade de passar e receber com um programa de aulas específicas de handebol para o Grupo Experimental.OGrupo Controleteve aulas de Educação Física durante o período da pesquisa. Os resultados indicaram que houve uma melhoria na capacidade de arremessar com precisão e velocidade no GE. Confirma-se assim a tese da melhoria das habilidades específicas com trabalho específico, sugerindo no entanto que há necessidade de continuidade dos estudos neste campo, tendo como base o presente, e controle de outras variáveis importantes para o entendimento da aquisição e desenvolvimento das habilidades motoras, especialmente, básicas para diferentes esportes.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.