A Influência da Instrução Proferida Pelo Treinador Sobre os Ganhos da Aprendizagem

Por: I. Mesquita.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O objectivo do presente estudo é analisara informação emitida pelo treinador e do efeito diferenciador exercido por esta variável sobre os progressos na aprendizagem das habilidades técnicasnoVoleibol. Fazem parte da amostra duas equipas de Voleibol feminino do escalão de iniciados feminino e os respectivos treinadores. Foram analisadas as intervenções verbais dos treinadores e o comportamento motor das jogadoras durante 18 sessões de treino. Ambas as equipas foram sujeitas ao mesmo programa de treino; ao nível da instrução enquanto que o treinador de uma das equipas seguiu um protocolo de instrução (incidia na qualidade de execução das habilidades técnicas: passe, manchete e serviço) o outro teve total autonomia na informação emitida. Efectuou-se um pré-teste e um pós-teste para se avaliar a influênciada instrução sobre os ganhos finais da aprendizagem. Utilizamos o sistema de observação QMTPS de Rink &Werner (1989) para analisar o teor da instrução conferida durante a apresentação das tarefas e a análise do conteúdo substantivo do Feedback (conhecimento da performance e do resultado) durante a prática motora. Para analisarmos a mudança intra-grupo do pré-teste para o pós-teste recorremos ao teste não paramétrico de Wilcoxon. Naanálise entre gruposfoi utilizado o teste de Sheffé. Para a análise da instrução recorreu-se ao teste do Qui quadrado e a medida de associação o V de Cramer. Como resultado do presente estudo destaca-se que as jogadoras sujeitas ao protocolo de instrução pré-estabelecido e que incidia na qualidade de execução das habilidades técnicas, evidenciaram maiores progressos na aprendizagem.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.