Resumo

Introdução: Nas ultimas décadas as literaturas cognitivas tem investigado
s i s t ema t i c ament e o pape l da memór i a , na a q u i s i ç ão e r e t enç ão da
informação pelas crianças (CAMPOS, 2004). Objetivo: Este trabalho teve
como objetivo avaliar o aprendizado de escolares submetidos a uma aula
prática de um conteúdo de história, e comparar com alunos que não foram
submetidos a esta aula, para verificar a possibilidade da utilização de aulas
int e rdi s c ipl ina r pa ra fa c i l i t a r ao aprendi z ado de e s col a re s, como a
pos s ibi l idade do cogni t ivo atrav é s do motor e da t rans fe r ênc i a de
aprendizagem. Método: A presente pesquisa contou com uma amostra
composta por 60 sujeitos de ambos os gêneros com idades entre 8 e 9
anos, pertencentes a 3a série do ensino fundamental no ano de 2006, onde
o primeiro (G1) corresponde aos alunos que vivenciaram o conteúdo
teórico e pratico e o segundo grupo (G2) os alunos que vivenciaram
somente o conteúdo teórico. Para a obtenção dos resultados foi comparado
as perguntas das avaliações de História pertencentes ao assunto trabalhado.
Os resultados obtidos pelos participantes do G1 e G2 demonstraram que,
a média obtida pelo G1 foi de =9,31 pontos. (±1,02). Já para G2 a média
obtida foi de 9,12 pontos. (±1,30). Na comparação entre esses dois
resultados, pode-se perceber que G1, grupo que corresponde aos alunos
que vivenciaram o conteúdo teórico e pratico, o resultado obtido foi
superior ao G2, grupo dos alunos que vivenciaram somente a parte teórica,
pois nesta avaliação quanto maior a pontuação melhor desempenho.
Considerações finais: Concluiu-se o conteúdo aplicado através do motor
tem-se uma melhor assimilação por parte dos escolares avaliados quando
comparados com os alunos que não vivenciaram o conteúdo de uma
maneira prática.

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