A Influência da Natação no Equilíbrio e na Coordenação Motora em Crianças de 3 a 6 Anos

Por: Marina Guedes de Oliveira Lopes.

135 páginas. 2004

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a influência da natação sobre o equilíbrio e a coordenação". motora bilateral em crianças de 3 a 6 anos praticantes de natação. O grupo experimental foi composto .por 59 alunos do Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande no Rio de Janeiro, que apresentaram alterações de equilíbrio e de coordenação motora, conforme o protocolo estabelecido por Lefévre (1972). O grupo controle foi composto por 46 alunos do Centro Educacional Arlinda Donadello Moreíra, em Seropédica, no estado do Rio de Janeiro. Este grupo durante o período do estudo não participou de qualquer programa de natação ou outro esporte extra-classe, ficando restrito à realização das atividades físicas cotidianas da escola. O programa de natação infantil foi realizado duas vezes por semana por 40 minutos, em piscina aquecida a 28° C, durante quatro meses, realizados sempre no mesmo horário. Na análise do equilíbrio estático constatou-se na faixa etária de 3 anos diferença significativa entre os grupos controle e experimental no Pós-teste, apresentando o grupo experimental uma diminuição no número de erros após a prática da natação, o que sugere que as atividades aquáticas desenvolvidas para essa faixa etária minimizaram as alterações de equilíbrio apresentadas. Na detecção das alterações mostradas pelos números de erros, a variável equilíbrio dinâmico ,mostrou-se bastante sensível e eficiente. Esta variável apresentou redução do ,número de erros do Grupo Experimental comparativamente ao Grupo Controle para as faixas etárias de 3, 5 e 6 anos, onde se conclui que os exercícios utilizados na natação, que objetivaram o desenvolvimento do equilíbrio dinâmico, foram eficientes para as idades estudadas. Na análise da coordenação motora verificou-se diferença significativa nas idades de 3, 4 e 6 anos, onde o grupo experimental mostrou resultados mais satisfatórios do que o grupo controle no Pós-teste. As crianças de 5 anos obtiveram pouca melhora no desenvolvimento motor após a prática da natação, constatando-se que para esta faixa etária, exclusivamente, o trabalho desenvolvido na natação não obteve o índice de melhora atingido nas demais faixas etárias, o que talvez possa salientar a necessidade de um outro estímulo motor para que seu desempenho obtenha uma melhora estatisticamente mais significativa.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2288&listaDetalhes%5B%5D=2288&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.