A Influência de Seis Semanas de Um Exergaming com o Computador Wii Fit+ no Equilíbrio das Crianças do Terceiro Ano Escolar

Por: D. P. Sheehan e Larry Katz.

International Journal of Computer Science in Sport - v.11 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais (FMS) está no âmago da promoção da alfabetização física em crianças. A competência para realizar tarefas motoras básicas, juntamente com a confiança para tentar novas atividades vai incentivar as crianças a adotarem uma atitude positiva acerca de serem ativos para a vida. Equilíbrio é um FMS que pode ser especificamente orientada para a melhoria e avaliação. Este artigo explora a aplicação de base escolar da tecnologia exergaming que se refere ao equilíbrio. Neste estudo, alunos da terceira série, melhoraram sua estabilidade postural significativamente ao longo de um período de 6 semanas, em comparação com um grupo controle. As melhorias na estabilidade postural também foram evidentes em uma intervenção paralela de crianças que recebem uma formação mais tradicional em equilíbrio, agilidade e coordenação (ginástica e dança). Sexo não tem um efeito sobre as alterações na estabilidade postural em ambos os grupos; no entanto, a estabilidade postural nas meninas era melhor do que os meninos em todos os testes. Com base nos resultados deste estudo, é evidente que, para o propósito de melhorar o equilíbrio em crianças da escola primária, a utilização de exergaming está surgindo como uma opção prática disponível para educadores físicos. Especificamente, a Wii Fit + TM tem potencial promissor como uma ferramenta agradável e de baixo custo para o desenvolvimento do equilíbrio. (Trad. Carlos Alex Soares)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.