A Influência do Suporte Parental no Desenvolvimento Atlético de Jogadoras de Futsal

Por: Joao Ricardo Nickenig Vissoci, José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Leonardo Pestillo de Oliveira e Suellen de Souza Fiordelize.

Psicologia: Teoria e Prática - v.15 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a influência do suporte parental no envolvimento de atletas com o futsal feminino. Participaram da pesquisa dez atletas de futsal de Londrina-PR. Os instrumentos de medida foram a escala Embu e uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva e a aná- lise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a percepção de relacionamentos familiares positivos, de apoio e envolvimento dos pais, afetivo e financeiro. Outros fatores foram destacados: poucos pais com restrições sobre o esporte; influência familiar, social e cultural para a iniciação; prazer e dedicação com a prática que está evoluindo no cenário nacional. Concluiu-se que as atletas perceberam um suporte parental com ênfasena autonomia, envolvimento dos pais com a prática e apoio estrutural que facilitaram a iniciação e continuidade no contexto esportivo.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/4326/4057

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.