Resumo

A proposta deste estudo foi investigar em sujeitos portadores de surdez neurossensorial profunda, como determinadas funções auditivas, no aspecto discriminativo, podem ser desenvolvidas a partir de um treinamento sensório-motor. Quinze sujeitos portadores de surdez neurossensorial profunda, em idade média de 12 anos e 5 meses, foram selecionados e submetidos a uma sessão semanal de treinamento sensório-motor durante um período de seis meses. O treinamento sensório-motor caracterizou-se por atividades corporais expressivas associadas à música. As atividades foram escolhidas e mantidas com base na motivação dos sujeitos. Antes e após o treinamento os sujeitos foram submetidos aos testes perceptivos: Teste de Discriminação de Freqüências (DF), Teste de Discriminação de Durações (DD) e Teste de Estruturação Rítmica (ER). Foram utilizadas freqüências-teste de 500,1000 e 2000 Hz nas tarefas dos testes. Para o teste de DF, estas freqüências foram pareadas com freqüências baixas e altas variando em magnitude de diferença de 25 (mínima) e 500 Hz (máxima). Utilizou-se a porcentagem de respostas corretas, P(C), para a análise estatística. Para o teste de DF foi utilizado o método psicofísico dos Limites para determinar o Limiar Diferencial (LD). Foram também administrados testes psicomotores: Coordenação Dinâmica das Mãos, Coordenação Dinâmica Geral, Equilíbrio, Controle Segmentar, Organização Espacial e Estruturação Espaço-temporal. Os testes foram normalizados para as faixas etárias de 6 a 11 anos e objetivaram verificar possíveis atrasos no desenvolvimento psicomotor. Os dados obtidos foram índice de idade psicomotora. De acordo com os resultados estatísticos, todas as comparações entre pré- teste e reteste para todos os .01.testes perceptivos foram significativas ao nível de ,Alguns efeitos da patologia na seletividade de freqüência (Organização tonotópica) foram observadas em algumas comparações ente freqüências-testes. Os resultados psicofísicos do teste de DF, forneceram os seguintes Limites Diferenciais (LD): no pré-teste, LD da FP 500 Hz, igual a 150 e 122 no reteste. Para a FP 1000 Hz, 300 e 186, respectivamente e, para a FP 2000 Hz, o DL foi 322 e 226, respectivamente para pré-teste e reteste. Analisados os testes perceptivos entre si, não foram encontradas diferenças estatísticas, e ao mesmo tempo foram detectadas altas correlações entre os mesmos. Os resultados nos testes psicomotores foram superiores aos perceptivos, indicando a fácil recuperação ou aprendizado, a partir do treinamento sensório-motor. O estudo permite concluir que, devido às mudanças significativas entre pré-teste e reteste, pode ter ocorrido uma recuperação funcional ao nível discriminativo da audição face à estimulação dada. Embora a análise da estimulação dentro do treinamento seja importante, aspectos motivacionais parecem também decisivos no desenvolvimento de funções auditivas.

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