A Influência de Um Programa de Exercícios de Força Sobre Indivíduos Hemiparéticos

Por: Raquel Moreira Guimarães.

104 páginas. 2005

Send to Kindle


Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar os efeitos de um programa de ,treinamento de força muscular na reorganização da atividade neuronal e muscu- ,lar, melhorando a deambulação de indivíduos hemiparéticos espásticos como ,conseqüência a melhora da qualidade de vida em saúde. Participaram do estudo ,15 indivíduos voluntários, hemiparéticos espásticos com seqüela de AVE. Foram ,utilizados na avaliação, o dinamômetro manual adaptado, para medir a força do ,músculo sOlear, o qual foi feito os testes de confiabilidade; a Escala Modificada de Ashworth (para verificar o grau de hipertonia da musculatura espástica), análise ,quantitativa da marcha (velocidade e cadência). Pelos resultados obtidos neste ,estudo, pode-se concluir que os benefícios que o treinamento de força do mús- ,culo solear promoveu em cada participante do estudo, facilitou sua deambulação. Mostrando existir uma correlação entre fortalecimento do músculo solear espásti- ,co e questões temporais da marcha, como velocidade e cadência, gerando me- ,Ihora na deambulação e aumento da qualidade de vida em saúde. O estudo pre- ,coniza portanto, a prática regular do treinamento de força muscular através das ,musculação em indivíduos hemiparéticos espásticos como um tratamento de ,grandes benefícios dentro da reabilitação neurológica.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2105&listaDetalhes%5B%5D=2105&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.