Resumo

O presente estudo detectou por meio de análise comparativa (BRUYNE, et.al, 1991) a participação de atletas e municípios nos Jogos Regionais de Piracicaba (2006), que na oportunidade apresentou uma proposta didático-pedagógica em relação aos Jogos Abertos de São Bernardo do Campo (2006), que optou pelo regulamento oficial. Consideramos que a proposta didático-pedagógica apresentada nos Jogos Regionais não contabilizou nenhuma desclassificação, e congregou 75,7% a mais de participantes, em relação à prova de velocidade oficial nos Jogos Abertos, que também apresentou 27,5 % de competidores desclassificados devido as dificuldades impostas pela embarcação oficial. Contudo para assegurarmos a canoagem em constante crescimento em ambos os eventos, como também despertar o interesse de novos municípios em desenvolver tal prática, torna-se necessário a realização de provas didático-pedagógicas, possibilitando uma participação efetiva de canoístas independente do nível técnico, para posteriormente serem implantadas modalidades oficiais, valorizando o confronto de alto nível de desempenho.

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