A Inserção dos Exergames: Um Jogo Sério na Educação Física da Atualidade

Por: K. I. E. Costa e T. P. Salomão.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

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Resumo

No final da década de 70, surge o primeiro vídeo game, como uma possível proposta de interação homem-máquina e, gradativamente, o estabelecimento dessa cultura enquanto prática de lazer. Do fliperama ao mais desenvolvido jogo de Wii, percebemos uma mudança do pensamento em relação a essa cultura digital, quando no passado era visto como fator contribuinte para possíveis lesões, desencadeando também a obesidade o sedentarismo devido ao número de horas que se passava jogando, e atualmente, sua potencialidade enquanto ferramenta pedagógica, principalmente na Educação Física. Os exergames são jogos que captam e virtualizam os movimentos dos praticantes e estão cada vez mais presentes no âmbito escolar, sendo utilizados para uma nova maneira de se ensinar, aprender e vivenciar. Nesse ambiente, a finalidade de se trabalhar com os exergames na Educação Física se traduz no conhecimento e manejo das tecnologias de informação, inserindo-o nas aulas de modo que haja uma dialética entre exercício físico e tecnologia. Para isso este estudo tem como objetivo conhecer os pontos positivos da inserção do exergames, bem como o nível de entendimento dos docentes sobre o tema. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva - exploratória, com técnica de revisão bibliográfica e entrevista, sendo perguntas fechadas e abertas com 3 professores de Educação Física de escolas particulares. Constatou-se que os professores possuem pouco conhecimento ou até mesmo nunca fizeram a vivência com os exergames em suas aulas. Concluindo que os exergames, por constituírem uma nova ferramenta pedagógica de intervenção no ensino, ainda possuem pouca aplicabilidade no currículo escolar e também pouca exploração dos mesmos por parte dos professores. Espera-se que por meio desse estudo os inúmeros benefícios apresentados pelos exergames sejam conhecidos aos professores de Educação Física, e que possam compreendê-lo como possível conteúdo das aulas, possibilitando aos seus discentes uma vivência que vai além dos conteúdos tradicionalistas.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

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