Resumo

Este estudo tem referência nas dificuldades dos professores em delimitar o seu papel educativo. O fato pode ser constatado a partir da denúncia apresentada na literatura por MEDINA (1993); DO CARMO (1985); GHIRALDELLI (1988); CASTELLANI FILHO (1988); KUNZ (1991); BRACHT (1992) e COLETIVO DE AUTORES (1992) quanto ao papel predominantemente reprodutor que a prática pedagógica da Educação Física tem desempenhado, sem haver claramente pontuado, em sua prática pedagógica, qual é a sua função social na escola, e também da própria escola. Para que a Educação Física desempenhe seu papel crítico e seu compromisso de intervenção na sociedade, é necessário ter clareza quanto a sua vinculação com o projeto político-pedagógico da escola. Ao considerar que a tarefa do professor de Educação Física é ser um agente renovador e transformador da cultura em que vive, só será possível concretizar esta função por intermédio de sua prática; por isso, nessa pesquisa pretende-se responder às seguintes questões: quais os procedimentos que viabilizam ou dificultam a inserção da Educação Física no projeto político-pedagógico da escola e como ela participa da estruturação do currículo escolar? Tem-se por objetivo identificar procedimentos que viabilizem a inserção da Educação Física na Proposta Político-Pedagógica e verificar como ela participa da estruturação do Currículo Escolar. Neste estudo participaram 115 (cento e quinze) instituições de Ensino de Pré-Escola e 1o Grau – divididos em 07 (sete) núcleos de ensino, no entanto a pesquisa focalizou 01 (uma) escola da rede pública. No primeiro capítulo, optou-se por uma introdução explicativa sobre a pesquisa. No segundo tratam-se de pressupostos que possam fundamentar e orientar quanto aos procedimentos prático-metodológicos para a implementação de um projeto político pedagógico no Ensino da Educação Física focalizando-o como elemento estruturante do quadro teórico. No capítulo três, fez-se a análise interpretativa do processo de criação das proposta políticas pedagógicas para o ensino da Educação Física, desenvolvida no período de 1964 a 1994. No capítulo quatro, interpretou-se o levantamento feito pelo "Serviço de Apoio Pedagógico" da Secretaria Municipal de Educação, da Rede Municipal de Ensino, quanto aos problemas e às dificuldades que as escolas municipais e os professores da rede encontravam na implantação e efetivação do Currículo Básico/91, e, inserido neste, a Educação Física. A partir deste quadro de dados, levantado pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba cedidos para subsidiar esta pesquisa, buscou-se identificar quantitativa e qualitativamente, nas análises das respostas dos professores, os elementos que indicavam procedimentos que viabilizassem ou dificultassem a inserção da Educação Física na proposta curricular. A partir desta análise, no capítulo quinto relatou-se, analisando interpretativamente a experiência da reconstrução curricular e construção do projeto político-pedagógico de uma escola selecionada para esta pesquisa e que denominamos de escola "campo de ação". Esta atende em região periférica da cidade, aproximadamente 800 (oitocentos) alunos de Pré a 8a série atualmente. Trabalhou-se com a questão da construção do projeto político-pedagógico, no período de abril de 1996 até abril de 1998. Neste período, realizou-se um acompanhamento sistemático do processo de construção do projeto político-pedagógico da escola "campo de ação", que ocorreu sob a forma de: observações, entrevistas, participações em reuniões, realização de ciclo de palestras e debates. Todo este processo ocorreu envolvendo acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, professores da escola "campo de ação", alunos, funcionários e a comunidade escolar, construindo uma das fases de registro para esta pesquisa. Nestas etapas utiliza-se dos procedimentos como: a) leitura panorâmica dos documentos; b) leitura com enfoque hermenêutico, extraindo dos documentos as unidades de significação e c) a interpretação dos aspectos significativos contidos nas unidades de significação RUBIN (1987). Procurou-se considerar a totalidade dos "fenômenos" como manifestações historicamente situadas, tais como elas se manifestaram por meio dos envolvidos nesta pesquisa, e também por serem úteis à investigação, na medida que permite-se ao investigador percorrer um caminho que lhe possibilite a compreensão da realidade analisada. No capítulo seis apresentaram-se as reflexões finais, introduzindo-se referências à Educação Física e a nova LDB e aos PCNs, que certamente influenciaram na última etapa do desenvolvimento deste trabalho. Finalmente conclui-se, identificando como elementos complicadores e ou viabilizadores da inserção da Educação Física no projeto político-pedagógico: a) vontade política dos órgãos públicos superiores, b) segurança na operacionalização para a concretização do projeto político-pedagógico, em termos de reorganização e reestruturação do sistema escolar e currículos, c) a existência de lacunas quanto à conhecimentos e competências de ação do professor para organizar o seu trabalho escolar em torno do aluno concreto, d) a melhoria do domínio dos pressupostos teóricos; ao encaminhamento metodológico no momento de relacionar teoria e prática dentro de uma proposta político-pedagógica crítica e interventora. Conclui-se, ainda, que a Educação Física na sua participação enquanto área de conhecimento na estruturação do currículo escolar, esbarra em dificuldades nos seguintes aspectos: de sua implantação e receptividade, de sua forma de viabilização, da organização do planejamento das aulas de Educação Física, e da necessidade de formação continuada dos atores envolvidos na realidade escolar.

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