Resumo

Com o objetivo de descrever e analisar o processo de inserção do professor iniciante de Educação Física na escola, investigando suas dificuldades e facilidades, bem como os recursos dos quais ele se utiliza para construir sua prática docente, foram entrevistados quatro professores graduados na área, que tinham até três anos de experiência profissional, considerados iniciantes de acordo com as categorias estabelecidas por HUBERMAN (1992). Três categorias de análise se destacaram: a trajetória de vida dos sujeitos; sua formação inicial e continuada; e as condições de trabalho encontradas (a organização e estrutura da escola e as interações estabelecidas). Os dados, referentes a um determinado contexto, mostraram que o processo de inserção do professor iniciante de Educação Física na escola é permeado de dificuldades e facilidades, e os fatores apontados — formação inicial e continuada; trajetória pessoal; e inserção no contexto escolar — têm pesos diferentes em cada caso. Para superar as dificuldades o professor utiliza diferentes recursos na construção de sua prática docente. Dentre os três principais fatores que interferem no início profissional, conforme indicaram os professores, estão a falta de experiência esportiva anterior, as influências familiares e sociais, o curso de formação inicial, a organização e estrutura da escola e as diferentes interações estabelecidas no interior da mesma com os alunos, com os demais professores, com a direção, com os funcionários e com os pais. Os professores se referiram, ainda, aos sentimentos predominantes neste período inicial, como o medo e a insegurança, superados gradativamente pelas condições de trabalho encontradas e pelas reações dos alunos às aulas ministradas. Enfim, pode-se dizer que a inserção do professor iniciante no contexto escolar é influenciada por vários fatores que diferenciam a prática docente, fazendo com que cada um busque alternativas de ação, também diferenciadas, para as situações com as quais se depara.

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