A Inserção do Profissional de Educação Física no Processo de Reabilitação Musculoesquelética: a Visão dos Responsáveis Por Estabelecimentos Privados de Itabuna – Ba

Por: e Wesley Correia Dias de Menezes.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi verificar a opinião dos responsáveis de academias, clínicas e hospital sobre a inserção do Profissional de Educação Física (PEF) no processo de reabilitação musculoesquelética. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Santa Cruz (protocolo no201/08). Selecionados por conveniência, 17 chefes de estabelecimentos privados da área da saúde da cidade de Itabuna-BA (nove fisioterapeutas, sete PEF e um médico) participaram de uma entrevista semi-estruturada contendo perguntas abertas e fechadas.
Os voluntários tiveram que assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sendo excluídos àqueles que não aceitaram participar e os locais em que não foi possível estabelecer contato com os responsáveis. As entrevistas foram gravadas (gravador áudio digital Sony PCM-D50) e os dados coletados foram analisados descritivamente, por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados mostraram que a maioria das respostas dos participantes da pesquisa continha elementos favoráveis à participação do PEF nas equipes multidisciplinares de reabilitação musculoesquelética. Entretanto, esses profissionais ainda não foram absorvidos de forma geral por tais equipes, tornando a realidade mais teórica do que prática. Por outro lado, parece que alguns PEF não têm conhecimento sobre a legislação da própria profissão, relatando que a reabilitação musculoesquelética compete exclusivamente ao fisioterapeuta. Por fim, na visão dos entrevistados, o PEF tem um importante papel a ser desempenhado na área da saúde e no processo de reabilitação musculoesquelética, potencializando muito o trabalho da equipe multidisciplinar, consolidando este profissional em mais um campo de atuação.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/475.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.