A Instrução do Professor na Apresentação de Tarefas no Ensino da Ginástica Artística

Por: Isabel Mesquita e Ivana Montandon Soares Aleixo.

Pensar a Prática - v.17 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O estudo objetivou caracterizar a instrução na apresentação das tarefas na Ginástica Artística utilizando três estratégias instrucionais Instrução Direta, Ensino aos Pares, Aprendizagem Cooperativa. Dados coletados através de filmagem das aulas com som e imagem. Recorreu-se a análise observatória validados. Os tipos de prática foram informação, refinamento, extensão e aplicação. As categorias aplicadas basearam-se na explicitação da instrução e tipo de prática. Resultados a instrução direta foi mais aplicada (80%); tipo de prática individual (39%); explicitação da instrução focalizou conteúdo (82,5%), categoria combinada (objetivo geral, situação e critério forma) mais freqüente (26,1%). Concluímos a instrução e a escolha da estratégia de ensino resultará na melhoria do ensino.

Endereço: http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/19391

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.