A Intensidade Auto-selecionada de Caminhada Pode Ser Efetiva Para Melhora da Aptidão Cardiorrespiratoria em Mulheres de Peso Normal e Obesas?

Por: Bruno Vinicius Santos.

Revista da Educação Física - UEM - v.20 - n.4 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se mulheres de peso normal e obesas seriam capazes de auto-selecionar uma intensidade de acordo com a recomendação do ACSM e comparar a intensidade preferida de caminhada entre ambos os grupos. Vinte e duas mulheres de peso normal e 22 obesas realizaram um teste incremental para determinar parâmetros fisiológicos máximos e um teste de 20-min de caminhada em ritmo auto-selecionado. Os resultados do presente estudo demonstraram que os sujeitos auto-selecionaram um ritmo de caminhada efetivo para melhora da aptidão cardiorrespiratória. Diferenças significantes foram verificadas no consumo de oxigênio entre os grupos, sem diferenças na freqüência cardíaca e respostas no limiar ventilatório.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6994/5233

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.