Resumo

INTRODUÇÃO 1. O PROBLEMA E A SUA IMPORTÂNCIA Nos dias atuais, é cada vez mais evidente a crescente influência exercida pelas idéias do russo Lev Semenovich Vigotski (1896-1934) em áreas como a Educação e a Psicologia, nos países ocidentais. Apesar de este ser um fenômeno recente (foi somente a partir da segunda metade da década de 50 do século XX, com o levantamento da censura imposta pela ex-União Soviética à obra vigotskiana, que os países ocidentais passaram a ter um maior acesso a ela, sendo que, na década seguinte, começaram a ser realizadas as primeiras traduções da mesma1 ), a sua obra remonta ao início do século XX e foi produzida num período em que ocorriam grandes modificações sociais no seu país, em conseqüência da Revolução Socialista de 19172 . Mas, mesmo mediante este distanciamento temporal, espacial e cultural, ela contém idéias que representam, ainda hoje, uma “lufada de ar fresco” para as áreas em questão, idéias estas que colaboraram ainda na resolução de difíceis problemas que permaneciam sem respostas e que inquietavam há já algum tempo, ou, pelo menos, abriram novos caminhos para compreendê-los, de tal forma que Vigotski é considerado como um autor contemporâneo (Oliveira, 1993; Rivière, 1994). 

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