A Interconexão 5c na Pedagogia do Esporte a Partir do Desenvolvimento de Competições Entre Estudantes da Educação Física

Por: Sarah Adne Cortêz da Costa.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
- Apresentar a interconexão “5C” durante a realização do evento “Jogos Pedagógicos”. - Colher e analisar os dados obtidos nas entrevistas. - Aprofundar estudos sobre a pedagogia do esporte.

Métodos e resultados:
Destacamos, para este trabalho, os conceitos de compreensão, criatividade, competitividade, cooperação e coresponsabilidade, formando o “5C”. Avaliamos e registramos o comportamento dos jogadores, na hora do jogo, a partir das respostas coletadas em entrevista composta por perguntas relativas a cada pilar da interconexão “5C” e tendo como parâmetro para classificação, uma visão qualitativa e de generalização dos resultados. As noções de interconexão “5C” foram brevemente explicadas antes do inicio da entrevista. As seguintes questões foram apresentadas: 1)Qual a sua compreensão do jogo no seu aspecto tático? 2)Você fez (ou viu) jogadas criativas? Quais? 3)Houve competição neste jogo? Sim( ) Não ( ). Por que? 4)Você foi capaz de controlar suas suas emoções? Sim ( ) Não ( ). Por que? 5)Você coopera e incentiva os seus colegas para jogar e aprender hora? Sim ( ) Não ( ). De que maneira? 6)Tendo em vista seus interesses próprios, você demonstrou disponibilidade postura pró-ativa no auxilio da organização e/ou arbitragem do evento? Sim ( ) Como? Não ( ) Por que?

Conclusão:
Este trabalho ainda se encontra em andamento mas é possível observar como conclusão
que os conceitos do “5C” interagem na dinâmica dos jogos.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.