A Interdisciplinaridade em Um Projeto de Prevenção, Recuperação e Promoção da Saúde: Um Relato de Experiência

Por: Cristiane Maria Amorim Costa, Cristiano José Martins de Miranda, Jerusa Mônica Souza, José Silvio de Oliveira Barbosa e Lúcia Maria Cavaliere.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O Projeto de Educação Física, Condicionamento Físico e Promoção da Saúde é um projeto do Instituto de Educação Física e Desportos. O público alvo são adolescentes e adultos, sem ou com problemas de saúde, destacando-se a hipertensão, a diabetes e a obesidade, tendo como objetivos consolidar a prática de atividade física na população, e estimular a mudança de hábitos de vida prejudiciais à saúde. Para o alcance dos objetivos, o projeto é composto por vários profissionais: professores de educação física, enfermeira, médica e nutricionistas. Este estudo tem como objetivo descrever as funções e papéis de cada profissional e suas interfaces e demonstrar a importância dessa confluência nas várias áreas de conhecimento. Para tal, utilizamos o fluxo das atividades desde a inscrição deste cliente e analisamos as várias ações desenvolvidas e suas interfaces. A enfermeira é responsável pela consulta de enfermagem, no ingresso deste cliente, levantando dados relevantes referentes a saúde. Àmédica, cabe a realização do teste ergométrico para prescrição do exercício. Os professores de educação física são responsáveis pelo planejamento e orientação das sessões de treinamento físico. Ao nutricionista cabe consultas para prescrição de dieta e orientações. As interfaces estão relacionadas a educação em saúde, buscando-se a modificação de hábitos de vida prejudiciais à saúde e ao tratamento. Como conclusão, observamos que as várias áreas de conhecimento atuam em sincronia,, facilitando o alcance dos objetivos. Avisão holística deste cliente, através da interdisciplinaridade, aumenta as chances de sucesso de programas voltados para a promoção da saúde.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.