A Invasão no Estádio Couto Pereira em 2009: Considerações Sobre os Discursos da Imprensa Escrita e da Torcida Organizada

Por: , e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.36 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, de 2009, o Coritiba F. C. empatou com o Fluminense F. C. e foi rebaixado para a série B. A torcida da equipe local invadiu o campo, deixando torcedores e policiais feridos, em uma batalha que durou pouco mais de meia hora. O objetivo da presente pesquisa é tratar das justificativas dadas ao ocorrido no dia 6 de dezembro, com base nos discursos da imprensa escrita e da torcida Império Alviverde, representada pela fi gura do seu presidente, Luiz Fernando Corrêa. Intenta-se, assim, responder ao seguinte questionamento: quais as divergências entre as explicações dadas pela imprensa escrita e pela torcida, a fi m de justificar o ocorrido? Com o intuito de solucionar a questão, parte-se da utilização da análise do discurso.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/pt/a-invasao-no-estadio-couto/articulo/S0101328914700034/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.