A Investigação Narrativa em Educação Física e Esporte: Que é e Qual a Sua Utilidade

Por: Andrew C. Sparkes, Brett M. Smith, José Devís e Víctor M. Pérez-samaniego.

Movimento - v.17 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

A crescente preocupação pela pesquisa narrativa em ciências sociais tem tido pouco impacto sobre a educação física e ciências do esporte. Neste artigo, vamos tentar compensar esta situação questionando o significado desta pesquisa e sua utilidade para o nosso campo. Para compreender esta nova e complexa forma de pesquisa, o que primeiro tentamos definir que é "narrativa". Posteriormente, apresentamos as premissas básicas e características principais da investigação narrativa. Por fim, apresentamos algumas razões pelas quais ela pode ser benéfica para o estudo das narrativas em áreas específicas da educação física e esporte. Em conclusão, acreditamos que a investigação narrativa pode ser uma ferramenta útil, mas problemática, para a teorização e pesquisa em nosso campo. No entanto, chamamos a atenção para o risco de fazer investigação narrativa, simplesmente porque ela seja nova ou esteja na moda. Os pesquisadores e profissionais que queramos fazer pesquisa narrativa devemos informar-nos sobre os seus prós e contras e fazer escolhas responsáveis e sensatas sobre por que e quando fazer.

Endereço: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17752

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.