A Investigação Sobre a Eficácia Pedagógica no Ensino do Desporto

Por: Felismina Rosa Marques Pereira.

Revista da Educação Física - UEM - v.21 - n.1 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo pretende realizar uma breve revisão da investigação centrada na eficácia pedagógica no ensino do Desporto delimitando o seu âmbito a um conjunto de variáveis que marcaram, incontornavelmente, a investigação empírica neste domínio. Inicia por situar o papel da observação sistemática dos comportamentos de ensino-aprendizagem na evolução da investigação, destacando a relevância de algumas estratégias instrucionais gerais na eficácia pedagógica, entre as quais sobressai o feedback. Enfatiza a relevância conferida à relação entre os conteúdos substantivos de ensino e os procedimentos pedagógicos, que se interligam no acto de ensino, legitimando a emergência do conceito conhecimento pedagógico do conteúdo. Finalmente, estuda as abordagens instrucionais em contextos ecológicos associados à optimização dos ambientes de aprendizagem, ao recurso de sistemas de accountability e à estruturação das tarefas de aprendizagem, adquirindo particular relevância na agenda actual da investigação.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6914/5716

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.