Resumo

RESUMO O presente estudo faz uma revisão da evolução da investigação sobre o ensino dos jogos desportivos, delimitando a sua abrangência à investigação relativa ao ensino e aprendizagem das habilidades básicas, constituindo esta tarefa apenas uma parte, mas a mais preponderante, do esforço de investigação nesta temática. A uma fase inicial, marcada pelas questões oriundas da aprendizagem motora, muito dependente dos estudos ligados à realização de provas académicas, caricaturada na infindável guerra dos métodos, sucedeu uma fase de observação sistemática do processo de ensino e aprendizagem, com relevo especial para os estudos focados sobre o empenhamento dos alunos na aula e a sua relação com o sucesso na aquisição das habilidades. Os sucessivos esforços de qualificação e refinamento das variáveis de empenhamento do aluno, a par de um crescente deslocamento das bases conceptuais da esfera de influência das perspectivas behavioristas para as cognitivistas aproximaram as questões do estudo da busca de um entendimento mais íntimo da natureza do trabalho do aluno, dos objectivos, dos conteúdos e dos contextos das tarefas e do nível de processamento dos alunos no confronto com essa tarefas. A organização dos contextos de prática tem merecido nas últimas décadas uma atenção especial, procurando-se novamente uma ligação às ideias da aprendizagem motora, como é o caso da teoria da interferência contextual, ainda que os resultados não se apresentem tão inequívocos. A atenção dada à realização das habilidades por diversos programas parece, por vezes, resultar e também, porventura, induzir uma visão fragmentada e descontextualizada das habilidades dos jogos.

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