A Lealdade dos Espetadores e o Marketing em Clubes de Futebol

Por: Abel Correia, António Fernando Boleto Rosado, C. Colaço e R. Biscaia.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Estudar a lealdade dos espetadores ao espetáculo desportivo, relacionando as variáveis identificadas na literatura com valor preditivo neste comportamento, concretamente, o valor da marca, a qualidade do espectáculo, as emoções, os constrangimentos e a satisfação é importantíssimo para o marketing dos Clubes de Futebol. Na prática, a gestão eficaz da lealdade dos sócios possibilita a maximização dos proveitos do clube através das receitas diretas e o aumento das receitas via patrocínios.

Método e resultados:
Para tal, temos conduzido investigações que têm permitido a validação de escalas (qualidade, emoções, marca e constrangimentos) através da análise das relações estruturais, utilizando-se dados recolhidos nos principais clubes portugueses.

Conclusões:
Neste contexto a nossa comunicação incidirá na apresentação do estado da arte sobre a lealdade dos sócios dos clubes no futebol, na divulgação das investigações realizadas e na discussão das implicações para o marketing no futebol.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.