A Lógica Pedagógica da Ginástica: Entre a Ciência e a Arte

Por: .

Acciónmotriz - n.9 - 2012

Send to Kindle


Resumo

A ginástica se consolida na modernidade como uma disciplina fundamental para a educação física, um campo de conhecimento que atravessa diferentes áreas da prática pedagógica. Nesta oportunidade, me proponho fazer uma revisão crítica sobre os diferentes aspectos da tradição e da história da ginástica, reconhecendo-a como uma pedagogia do corpo, discutindo o desequilíbrio entre a literatura e as expectativas educacionais próprias do nosso tempo. Buscamos, também, apresentar alguns dos seus traços distintivos, usando uma análise praxeológica, em seguida, tentando expor algumas sugestões para o seu desenvolvimento no âmbito escolar, como estratégias para enfrentar a crise conceitual, referencial e ensino instalada atualmente.

Endereço: http://www.accionmotriz.com/index%209.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.