Resumo

Objetivos:
Vivenciar as práticas lúdicas através de uma gincana de conhecimento, visando a integração de saberes com as diferentes disciplinas curriculares, usando o Jogo como eloentre o aprendizado e a formação cidadã.

Métodos e resultados:
O processo ensino aprendizagem satisfatório contempla um currículo escolar que promova a integração das disciplinas atrelada à realidade vivida pelos grupos sociais respeitando sua cultura. Entende-se que a ludicidade se apresenta como brincadeira despretensiosa, no entanto, este estudo mostra que a integração dos saberes pode ser beneficiada através das atividades pedagogicamente lúdicas sistematizadas. A pesquisa-ação que deu origem a intervenção, identificou na Escola Estadual Leal de Barros, as áreas disponíveis para as atividades físicas e de lazer, possibilitando o planejamento participativo com os professores das disciplinas Ciências, Biologia, Matemática, História e Química objetivando realizar a Gincana do Conhecimento com duração de 48 h/aula. Como resultado, das oito turmas disponíveis, seis eram do ensino fundamental e duas do ensino médio. Porém, a intervenção se deu em seis turmas. As demais tiveram seus professores ausentes. Analisando pela empolgação, a aceitação foi considerada boa e a resolução de problemas no coletivo foi o ponto máximo para o enriquecimento do saber, cujo conteúdo disciplinar foi devidamente ampliado e obteve aprovação do professor titular.

Conclusão:
Concluímos que o jogo, o lazer, a ludicidade tornam-se agregadores na construção do conhecimento e formação dos jovens na idade escolar, por tanto disciplina de Educação Física desempenha um papel importante nesse contexto, uma vez que permite a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares.