Resumo

A ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas da Educação Infantil comoum instrumento para o ensino de conteúdos. Mas quando os jogos e as brincadeirassão compreendidos apenas como recursos pedagógicos, assumem um caráterinstrumental porque perdem o sentido da brincadeira e servem somente parasistematização de conhecimentos, isto é, são usados para atingir resultadospreestabelecidos. Entretanto, o jogo pode ser visto como uma atitude essencial quepossibilita a conquista da liberdade de expressão, o transitar do cotidiano permeadode regras e normas socialmente construídas para o mundo lúdico em que elementostais como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. O presente estudotem como objetivo analisar de que forma a ludicidade está inserida no processo deensino-aprendizagem em alunos da Educação Infantil, por meio de uma pesquisaexploratória, no sentido de identificar e descrever a concepção de ludicidade que umgrupo de professores desenvolve nas aulas da Educação Infantil em escolas da redemunicipal do Rio de Janeiro.

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